Um papel mais resistente que metal

Um papel mais resistente que metal

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, deram o primeiro passo para desenvolver um papel tão resistente quanto o metal. Esse passo foi dado com a descoberta de que quanto menor a fibra de celulosa usada, mais resistente se torna o papel.

Os cientistas há tempos estão em uma busca cada vez mais obcecada para conseguir desenvolver um material que seja forte e resistente ao mesmo tempo. O professor de engenharia mecânica da UMD, Teng Li, explica que materiais fortes tendem a não ser resistentes e vice-versa, e cita como exemplo o diamante que é forte, porém muito frágil.

E a descoberta feita pela equipe da UMD anima tanto pelo ponto da ciência, como pela ótica sustentável. Pois a celulose é um dos bio-recursos renováveis mais abundantes na Terra. No futuro, com o desenvolvimento desse material, podemos ter mais eficiência em ciclos de recuperação de energia e no aprimoramento de veículos verdes.

O papel mais forte e mais resistente foi criado após o teste com vários tamanhos de celulose, desde 30 micrômetros até as fibras com apenas 10 nanômetros. A descoberta foi surpreendente, já que a fibra menor apresentou uma resistência 40 vezes maior e 130 vezes mais forte que as fibras encontradas em um caderno escolar, por exemplo, que tem a fibra mil vezes maior.

A explicação é que as fibras de celulose por si só são capazes de formar muitas ligações de hidrogênio, e quando quebradas elas conseguem se refazer por si só. A novidade é que os cientistas da UMD descobriram que quanto menor a fibra maior o número de ligações de hidrogênio por área quadrada.

Como grau de comparação, os cientistas fizeram um teste com nanotubos de carbono da mesma forma que foi feito com os as fibras de celulose e o resultado foi o oposto, cada vez mais fraco quando trocado por nanotubos menores. Mas os cientistas já sinalizaram que o próximo passo da pesquisa é desenvolver as fibras de celulose e conseguir tornar os nanotubos de carbono mais resistentes com a diminuição do tamanho. [Phys.org]

Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/um-papel-mais-resistente-que-metal/#ixzz3htXhHOtG

Deixe um Comentário

Close
CONCORRA A BRINDES ,CURTA E PARTICIPE
Tá gostando de nosso conteudo?então curti ai!
%d blogueiros gostam disto: