Para que serve aquele furinho nas canetas Bic?Descubra

Para que serve aquele furinho nas canetas Bic?Descubra

A caneta esferográfica Bic, é, para dizer o mínimo, um dos projetos mais bem sucedidos de todos os tempos. Todos os dias, cerca de 14 milhões são vendidas em todo o mundo. Em 2005, o valor das vendas totais ultrapassou 100 bilhões. É realmente difícil imaginar a vida sem essas pequenas canetas transparentes.

A Bic detém um recorde no Guinness Book como a melhor caneta esferográfica em termos de venda do mundo. Embora não tenha sido a primeira caneta esferográfica inventada, o seu design patenteado e custo acessível revolucionou a indústria de canetas esferográficas.

Em 1950, com um investimento inicial de 10.000 francos, o empresário francês Marcel Bich lançou a Bic Cristal em um antigo galpão no norte de Paris. As canetas Bic eram econômicas e eficientes. Feitas com barris de plástico transparentes, as canetas Bic não retraiam, entupiam ou vazavam como os modelos esferográficas anteriores. As canetas Bic eram vendidas por menos de 20 centavos de dólar cada, enquanto as primeiras canetas esferográficas eram vendidas por mais de 12 dólares.

Como as canetas Bic eram acessíveis, o sucesso da empresa se espalhou rapidamente. Por volta de 1954, a Bic entrou no mercado italiano. Ao longo da década de 1950, se expandiu para países da Europa Ocidental, América do Sul, Oceania, Ásia e América do Norte. Com a exceção da Antártida, em 1965 a Bic tinha entrado em mercados em todos os continentes do mundo; mas continuava se expandindo. A Europa Oriental foi apresentada à Bic em 1995.

Mas quem nunca se perguntou para que serve aquele minúsculo furo na lateral da carcaça da caneta? Ele está lá desde os primeiros modelos, e é bem mais importante do que a maioria das pessoas imagina.

Afinal, por que a caneta BIC tem um furo lateral?

Sua função é igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta. Se não houvesse esse furinho, a caneta estouraria (e faria uma tremenda sujeira) sempre que fosse transportada para um prédio muito alto, dentro de um avião ou no topo de uma montanha. De fato, muitos pilotos após a Segunda Guerra Mundial substituíram o lápis pela Bic pela praticidade e segurança, o que também ajudou a popularizar o produto pelo mundo.

Além desse furinho que você já sabe para que serve, as tampas dessas canetas também têm outro buraco, um pouco maior, no topo. Esse detalhe no design é mais novo, tendo aparecido em 1991. Esse furo não têm como objetivo melhorar a funcionalidade da caneta, mas sim aumentar a segurança de quem as usa, ou melhor, morde. Esses buraquinhos na tampa foram instalados para que as crianças (e também adultos) tivessem menos riscos ao engoli-la, uma vez que o furo permite uma passagem de ar quando o objeto é engolido, e isso costuma acontecer mais do que você imagina.  [TheGuardian, Synonym Megacurioso]

Deixe um Comentário

Close
CONCORRA A BRINDES ,CURTA E PARTICIPE
Tá gostando de nosso conteudo?então curti ai!
%d blogueiros gostam disto: